Existem diversos investimentos que não pagam imposto sobre lcro ou rendimentos. Vale a pena conhecê-los para aumentar seus lucros e fugir do Leão.

 

AÇÕE S

É possível investir em ações e não pagar imposto sobre lucros. Se você vender menos de 20 mil reais em ações durante um mês, não pagará Imposto sobre os Lucros. Caso venda mais de 20 mil reais por mês, pagará 15 por cento de Imposto de Renda sobre os Lucros.

Se realizar operações de compra e venda da mesma ação no mesmo dia, estará fazendo uma operação de day trade, e por isso pagará 20 por cento de imposto sobre o lucro.

 

FUNDOS IMOBILIÁRIOS

Os fundos de investimento imobiliário (FII) ficaram muito populares, pois não existe cobrança de imposto sobre o rendimento mensal gerado por eles, que é depositado todos os meses na conta do cotista como se fosse um aluguel.

 

POUPANÇA

A tradicional poupança também não sofre cobrança de Imposto de Renda, porém mesmo não tendo tributação sobre os lucros, seu rendimento pode ser menor com ela quando comparando a investimentos similares, como, por exemplo, o tesouro direto.

 

LCIs e LCAs

Dentro da renda fixa também temos as LCIs, as LCAs e as debêntures incentivadas que permitem você lucrar sem pagar imposto. Esses investimentos têm uma característica em comum: financiam obras ou investimentos de infraestrutura que são fundamentais ao crescimento do país.

No caso das LCIs, você empresta seu dinheiro para financiar imóveis, e nas LCAs financia empreendimentos agrícolas. É importante que você faça a comparação correta na hora de escolher entre um investimento que tem tributação de imposto e outro que é Isento, os rendimentos não podem ser comparados diretamente.